A partir da próxima quarta-feira, 15, os treinos estarão liberados nos clubes de futebol do Rio Grande do Norte e o Campeonato Estadual deve ser retomado no dia 1º agosto. O Comitê Cientifico, que auxilia a Secretária de Saúde Pública do Estado do RN (SESAP) no combate à pandemia de Covid-19, aprovou o protocolo de saúde elaborado pela Federação Norterio-grandense de Futebol (FNF), por isso autorizou a volta do esporte.
Agora, a expectativa é saber se todas as equipes terão condições de atender ao protocolo de saúde que, inicialmente prevê testes frequentes para coronavírus em atletas e funcionários tanto para os treinos quanto para os jogos, o que representa um custo financeiro elevado e bem fora dos padrões do futebol estadual.
Dos oito clubes integrantes da elite do futebol do RN, América e ABC já realizaram os testes iniciais. As demais (Potiguar, Globo, Palmeira, Santa Cruz, Força e Luz e Assu) já informaram não ter condições de bancarem sozinhas as testagens.
Na semana passada, o presidente da FNF, José Vanildo, informou que essas despesas “são exclusivas” do clube e que a entidade irá prestar algum apoio dentro da medida do possível. O assunto deve ser discutido na próxima reunião que a entidade terá com os representantes dos times.
TABELA E PALCO ÚNICO
Outra expectativa é quanto ao anúncio da tabela de jogos e também a provável confirmação da Arena das Dunas, em Natal, como sede única para conclusão do campeonato por atender as medidas de segurança. A FNF deverá divulgar a relação dos jogos, com datas, até esta sexta-feira.
Lembrando que o Estadual ainda tem 12 partidas para serem disputadas pelo segundo turno e mais duas para a decisão geral, caso o vencedor do returno não seja o ABC, que foi o campeão do 1º turno. Se dê o ABC, o time será campeão direto, sem a necessidade desses dois jogos extras.
Por conta da pandemia de Covid-19, a competição foi paralisada no dia 18 de março. O último jogo foi entre Força e Luz 5x1 Potiguar, na Arena das Dunas, no dia 16.
Foto Canindé Pereira

Sem problema financeiro, América bancou testagem e já vem treinando