FNF e Governo discutem retomada nesta segunda

June 21, 2020

A Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) e o Governo do Estado vão se reunir nesta segunda-feira, 22, a fim de discutir o retorno do futebol. A entidade esportiva apresentará um protocolo médico para avaliação do Comitê Cientifico e, caso seja aprovado, o futebol voltará de forma gradual, iniciando com os treinamentos físicos nas equipes.

 

O presidente da FNF, José Vanildo, está otimista. O protocolo médico da FNF vem sendo elaborado por uma equipe coordenada pelo médico-fisiologista Antônio Araújo, contratada há duas semanas. José Vanildo acredita que a entidade não terá maiores dificuldades para conseguir a liberação do esporte, faltando definir junto à Secretaria de Tributação qual fase do plano de flexibilização a atividade futebolística será contemplada.

 

“Na segunda-feira nós iremos nos reunir a partir das 10h, no auditório da FNF, em duas frentes. A nossa comissão médica irá apresentar o protocolo de segurança para o futebol ao Comitê Cientifico do governo estadual. Enquanto isso, nós estaremos reunidos com os representantes de clubes para definir as questões relativas a esse retorno. Teremos de definir o dia da retomada do Estadual, para que os clubes possam planejar seus preparativos”, disse Vanildo à reportagem da Tribuna do Norte.

 

Na ultima sexta-feira, 19, o Governo anunciou medidas de flexibilização do isolamento social, mas elas não contemplavam o futebol. O secretário estadual de tributação, Carlos Eduardo, informou que a liberação depende do parecer do Comitê Cientifico com base no protocolo médico da FNF, o qual será entregue somente nesta segunda.

 

Vale lembrar que esse comitê vem auxiliando o governo do RN a administrar a politica no combate a Covid-19.

Segundo Carlos, o atraso na apreciação do protocolo de segurança da FNF foi o motivo pelo qual o futebol não ter sido contemplado na lista inicial de liberação de algumas atividades econômicas.

 

“Fomos contatados pela federação de futebol há uma ou duas semanas, então foi marcada essa reunião para apresentação desse protocolo, que irá ocorrer no dia 22, quando será realizada avaliação desse documento. Como isso ainda não ocorreu, a gente não marcou data para retorno da atividade do futebol. Mas a partir da avaliação teremos condição de estabelecer quando o futebol poderá ser retomado”, informou Carlos Eduardo.

 

DECLÍNIO EM INTERNAÇÕES

 

Catorze Estados brasileiros apresentam atualmente tendência de queda no número de internações hospitalares ligadas à pandemia de covid-19. Cientistas ouvidos pela BBC News Brasil e informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que há anos gerencia o principal monitoramento de casos de doenças respiratórias do país, indicam que essa queda se deve às medidas de distanciamento social.

 

Entre esses estados com tendência de queda ou sinais dela está o Rio Grande do Norte. Os outros 13 são Amazonas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

 

                                                                                                                                                                                                                           Foto Divulgação

                              Carlos Eduardo disse que não contemplou futebol na lista de flexibilização devido ausência do protocolo médico

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017  - Todos os direitos reservados a Marcos Santos. Orgulhosamente criado com Wix.com

Espaço publicitário