Gilbert ‘Durinho’ encara maior desafio na carreira hoje, no UFC

Neste sábado, 30, em sua primeira oportunidade de protagonizar uma luta principal de um card do Ultimate, Gilbert ‘Durinho’ terá pela frente o maior desafio de sua carreira no MMA até o momento. Em franca ascensão desde que subiu para os meio-médios (77 kg), o brasileiro, natural de Niterói (RJ), mede forças contra Tyron Woodley, ex-campeão da categoria, nas instalações do UFC Apex, em Las Vegas (EUA). O evento começa às 19h (horário de Brasília).

Com três importantes vitórias, separadas por pouco mais de sete meses, desde que optou por levar seu talento para a divisão até 77 kg, ‘Durinho’ alcançou a sexta posição no ranking e se colocou à disposição para enfrentar os principais nomes da categoria. Após ter seu pedido atendido, o niteroiense agora precisa provar que pertence ao grupo de elite dos meio-médios.

Para isso, o faixa-preta – especialista no jiu-jitsu, mas que tem evoluído bastante na trocação – precisará conter o ímpeto de Tyron Woodley, que viu seu prestígio na entidade diminuir depois de perder o título da categoria para Kamaru Usman, em março de 2019.

Longe dos octógonos desde então, o americano vê o UFC especular nomes como Jorge Masvidal, Colby Covington e, até mesmo, Conor McGregor, antes de considerá-lo para o posto de próximo desafiante ao cinturão. Sem uma revanche contra o nigeriano à vista, o ex-campeão busca retornar com uma boa apresentação diante do brasileiro para se colocar no bolo por um ‘title shot’ em breve.

Quem também busca confirmar a boa fase e seguir crescendo no ranking é Augusto Sakai. O peso-pesado, que conquistou seu contrato com o UFC através do programa ‘Contender Series’, venceu os três compromissos que disputou no octógono mais famoso do planeta e já ocupa a 13ª colocação na lista top 15 da divisão.

Em seu caminho neste sábado, o paranaense encontrará o experiente Blagoy Ivanov, ex-campeão do PFL, anteriormente conhecido como WSOF, e com passagem também pelo Bellator. O búlgaro, que está uma posição a frente do brasileiro no ranking dos pesos-pesados, vem de derrota por decisão dividida dos juízes para Derrick Lewis, em novembro do ano passado, no UFC 244.

Também presentes no UFC Las Vegas estarão outros dois representantes do Brasil. A peso-palha (52 kg) Mackenzie Dern mira se recuperar diante de Hannah Cifers, após sofrer a primeira derrota de sua carreira em sua última apresentação. Por sua vez, o amazonense Klidson Abreu busca se consolidar na organização depois de iniciar sua trajetória com dois reveses e um triunfo. O meio-pesado (93 kg) mede forças contra o invicto Jamahal Hill, no card preliminar do evento.

O UFC Las Vegas é o quarto evento promovido pela principal entidade do MMA desde a paralisação forçada pela pandemia do novo coronavírus. Assim como as edições anteriores, realizadas na cidade de Jacksonville, na Flórida (EUA), o show deste sábado também será realizado com os portões fechados para o público.

Confira o card completo do UFC Las Vegas:

Tyron Woodley vs Gilbert ‘Durinho’ Blagoy Ivanov vs Augusto Sakai Billy Quarantillo vs Spike Carlyle Roosevelt Roberts vs Brok Weaver Mackenzie Dern vs Hannah Cifers Katlyn Chookagian vs Antonina Shevchenko Gabriel Green vs Daniel Rodriguez Jamahal Hill vs Klidson Abreu Tim Elliott vs Brandon Royval Louis Smolka vs Casey Kenney Chris Gutiérrez vs Vince Morales

Com informações do AgFight

Foto Leandro Bernardes

Gilbert Durinho terá um grande desafio no UFC Las Vegas