JEMs terão 66 escolas e 2.700 atletas/alunos aptos a competir

Os Jogos Escolares do Município (JEMS) vão começar no dia 30 deste mês. O evento é promovido e coordenado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Educação. Na manhã desta quarta-feira (9), aconteceu um congresso técnico que definiu a tabela dos jogos, locais de disputa e o regulamento.

Serão 45 dias de competição, envolvendo nove modalidades: futebol, futsal, xadrez, vôlei de quadra, vôlei de areia, badminton, handebol, basquete e atletismo.

O evento vai mobilizar mais 2.700 alunos/atletas das quatro redes de ensino local.

“A adesão foi um sucesso, tivemos aproximadamente 66 entidades inscritas tanto da rede municipal quanto particular, estadual e federal, com 2.700 atletas aptos a competir”, informou a coordenadora dos jogos, Fátima Queiroz.

Ela ressaltou a importância dos JEMs para o crescimento do desporto escolar do município, sobretudo na construção do atleta/cidadão.

“Todo mundo sabe que o esporte é feito na base, e a base começa na escolar no primeiro contato do aluno/atleta com aquela modalidade esportiva que ele optou pra jogar, através da orientação do professor de educação física. O esporte é vida, tira a criança da vulnerabilidade, e forma o cidadão”, disse.

Fátima Queiroz lembrou que o evento está sendo retomado, após três anos paralisado. Tal ausência ocorreu em decorrência de um débito com a arbitragem na ordem de R$ 40 mil no ano de 2015, dívida esta deixada pela gestão do prefeito antecessor, Silveira Junior.

Com o débito quitado pela atual gestão do Município, os jogos foram “destravados”, retornando assim neste ano.

“O evento é grandioso, fomenta o desporto, estimula o aluno para a prática esportiva; não poderia ficar de fora. Observando isso, a prefeita Rosalba Ciarlini e a secretária Magali Delfino se sensibilizaram com a causa, garantindo a retomada dos jogos neste ano”, finalizou.

Foto Divulgação PMM

Congresso técnico, com a participação da secretária de Educação, Magali Delfino, foi realizado

na manhã desta quarta-feira