Confusão e invasão em final do RN: Não dá em nada

April 26, 2019

Após o fim da decisão do Campeonato Potiguar, que teve o América campeão em cima do ABC, a torcida americana não se conteve, transformou parte do gramado da Arena das Dunas em um “mar vermelho”, e o torcedor abecedista – vários deles – depredou dezenas de cadeiras do Arena, jogou objetos para dentro do campo, cenas lamentáveis de violência. Diante do cenário marcado pela má conduta do torcedor, de lado a lado, os clubes serão punidos pelo Tribunal de Justiça Desportiva, e caso sejam punidos, vão pagar a pena?

 

Acreditamos que não vai dar em nada com base nos últimos acontecimentos, marcados pela impunidade. No primeiro momento penaliza, depois os clubes recorrem, e com um tempo, a pena vai se “desidratando”. Se dessa vez houver punição, na “vera”, seria uma grande surpresa.

 

O curioso é que para o interior, pune-se, paga-se. Para a capital, dá-se um jeito, nada que uma reversão em cestas básicas não resolva. Infelizmente, é assim que acontece, é só fazer uma cronologia recente.

 

Em 2013, por ocasião da final entre América e Potiguar em Ceará-Mirim, o clube de Natal foi punido com 11 partidas de portão fechado por má conduta do torcedor e agressão covarde de atletas ao técnico Celso Teixeira, e no final tudo acabou em pizza. Em 2016, na decisão no Frasqueirão entre ABC e América, o América pegou um gancho devido à bagunça de seus torcedores, depois a punição “murchou”.

 

Já no interior, utilizando Baraúnas e Potiguar como exemplo, citamos dois episódios com punição paga. Em 2015, o tricolor precisou mandar cinco jogos fora de Mossoró (4 em Macau e um em Santa Cruz) devido à briga entre atletas no clássico “Potiba” em jogo em que era mandante da partida.  Em 2013, o Potiguar mandou jogo decisivo contra o Corintians fora de Mossoró, isso na cidade de Assú, devido problemas com arbitragem de Lenilson de Lima no jogo com o América na mesma edição do campeonato.

 

Então, são fatos curiosos e que geram questionamentos sobre a forma como é conduzido o futebol potiguar em suas esferas.

 

                                                                                                                                                                                                                                                Foto: Globoesporte.com

 Torcida americana invadiu o campo, provocando tumulto, após a final desta quarta-feira, 24, no Arena das Dunas

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017  - Todos os direitos reservados a Marcos Santos. Orgulhosamente criado com Wix.com

Espaço publicitário