O Potiguar venceu o ABC de virada por 2x1 na noite desta quarta-feira, 27, em pleno Frasqueirão, em Natal, e garantiu por antecipação uma vaga na decisão do segundo turno do Campeonato Estadual. O resultado também coloca o América na final entre alvirrubros, com data a ser definida pela Federação estadual de futebol. No entanto, antes da final, haverá a ultima rodada apenas para decidir o time rebaixado para a segunda divisão.
O jogo teve poucos lances de emoção no primeiro tempo e foi muito amarrado no meio de campo, com a distribuição de seis cartões amarelos aplicados pelo árbitro Caio Max, sendo quatro para o Potiguar (Jair Pitbull, goleiro Andrei, Giovanni e Rafael Lima) e dois para o ABC (Adalberto e Felipe Guedes)
Aos 14 minutos, na bola parada, o Potiguar teve ótima chance, mas o arremate de Gilmax resvalou na barreira. Aos 25 minutos, o ABC abriu o placar. Após escanteio, o zagueiro Adalberto, livre, cabeceou para as redes.
O Potiguar voltou disposto no segundo tempo. Aos 10 minutos, o centroavante Jefinho recuperou a bola, livrou-se da marcação e bateu: goleiro Edson espalmou para escanteio.
Aos 21, o ABC encaixou um contra-ataque, Rodrigo Rodrigues deixou Guedes em chances de marcar, mas o meia chutou para fora.
As substituições feitas pelo técnico Emanoel Sacramento colocando Marielson, Vinicius e Mikal no posto de Jair, Gilmax e Ricardinho respectivamente, surtiram efeito, melhorando considerável o rendimento da equipe na segunda etapa.
Aos 30 minutos, o Potiguar chegou ao empate. Após cruzamento da esquerda, a zaga do ABC não cortou, e Mikael apareceu para, de cabeça, deixar tudo igual no placar. A bola ainda tocou na trave antes de entrar.
Aos 40 minutos, o apoiador Valdemir arriscou de longe, a bola passou perto da meta, assustando o goleiro Andrei, do Potiguar.
Aos 46, Jefinho recebeu, cortou a marcação e soltou o pé. Para a sorte de Edson, a bola explodiu no travessão. Melhor no segundo tempo, o Potiguar foi premiado com o gol da vitória.
Aos 51 minutos, em contra-ataque rápido, Giovanni tocou para Jefinho, que serviu a Vinicius; o atacante tocou na saída de Edson, decretando a vitória do alvirrubro mossoroense.
Ficha técnica
Local – Frasqueirão, em Natal
Juiz – Caio Max Augusto
Renda – R$ 12.195,00
Publico – 606 pagantes
ABC – Edson, Ivan, Maurício, Adalberto e Jonathan; Joilson, Guedes e Xavier (Peu); Wanderson (Valdemir), Rodrigo Rodrigues e Neto (Boris Salgredo). Tec. Ranielle Ribeiro
Potiguar – Andrei, Thiaguinho, Rafael Lima, Júlio Pit e Ricardinho (Mikael); Jair Pitbull (Marielson), Lucas Santos, Giovanni, Gilmax (Vinicius) e Leandro Chaves; Jefinho. Tec. Emanoel Sacramento.
Foto Andrei Torres

Zagueiro Rafael Lima, tentando sair para o ataque, mostrou-se seguro na zaga do Potiguar