Na base da raça e também do faro de artilheiro de Jefinho, o Potiguar venceu o Globo por 2x1 na tarde deste domingo, 17, no Estádio Leonardo Nogueira. O resultado quebra um tabu, pois nunca o alvirrubro havia derrotado a “Águia de Ceará-Mirim” dentro do Estádio Leonardo Nogueira em nove anos de confronto com o adversário.
Com a vitória, o Potiguar chega aos 12 pontos e divide a liderança do segundo turno com o América. No entanto, o time de Natal leva vantagem pelo critério técnico do saldo de gols (8-7).
O time mossoroense também carimbou o seu passaporte para Série D do Brasileiro de 2020, independente dos seis pontos que tenta recuperá-los no Superior Tribunal de Justiça desportiva (STJD), cujo julgamento ainda será definido pela corte.
JOGO
Aos 3 minutos, o Globo chegou com perigo. O lateral direito Thiaguinho errou domínio de bola, Negueba tomou a frente, ficou de cara com o goleiro Andrei, mas errou o alvo. O Potiguar respondeu aos oito minutos, Vinicius lançou para Jefinho, o goleiro Wadson teve que abandonar a trave para evitar o lance de perigo.
Aos 19, Ricardinho cruzou da esquerda, o centroavante Jefinho acertou um belo cabeceio, fazendo 1x0. Foi o seu 12º gol no campeonato, é o principal artilheiro da competição.
Foto Allan Phablo

Jefinho, recebendo a marcação de Lucas, fez dois gols e aumentou sua artilharia no Estadual
Aos 26 minutos, o atacante Vinicius saiu por contusão, entrou o meia Gilmax.
Aos 39, na bola parada de Negueba, o volante Jardel completou e, por pouco não empatou o jogo.
No segundo tempo, logo com 1 minuto, Jefinho se livrou da marcação e serviu a Gilmax, que tocou por cima; Wadson salvou. Depois, Ricardinho cruzou, Jefinho cabeceou para trás, Gilmax completou para fora. Aos 25 minutos, falta favorável ao Globo, próximo a grande área, no entanto Negueba carimbou a barreira.
O Potiguar ampliou o placar aos 31 minutos. Giovanni fez passe na medida para Gilmax, este tentou, Wadson espalmou. Na sobra, Ricardinho emendou, a bola bateu na zaga e, na volta, Jefinho completou para as redes, aumentando a sua artilharia.
Aos 38 minutos, o Globo diminuiu em lance polêmico. Ricardinho chegou firme, Gedson caiu, o juiz Pablo Ramon marcou pênalti. Negueba bateu, Andrei espalmou, na sequência, Jardel completou de cabeça para o fundo da rede. Os atletas do Potiguar reclamaram do árbitro de uma falta no goleiro após ele espalmar a bola, mas em vão.
O Globo fez pressão nos minutos finais, entretanto, no chuveirinho para a área, facilitando o trabalho da zaga alvirrubra. Final: Potiguar 2x1.
Ficha técnica
Local – Estádio Nogueirão
Juiz – Pablo Ramon
Publico – 953 pagantes
Renda – R$ 20.240,00
Potiguar (2) – Andrei, Thiaguinho, Rafael Lima, Júlio Pit e Ricardinho; Jair Pitbull, Wallace e Mariélson (Leandro Chaves); Giovanni (Klinsmman), Jefinho e Vinicius. Tec. Emanoel Sacramento
Globo (1) – Wadson, Edson, Lucas, Alexandre e Nininho; Jardel, Cicero Matheus (Xilu), Chiclete (Gedson) e Negueba; Gabriel Palito (Felipe Moreira) e Rafael. Tec. Higor César
Foto Allan Phablo

Jogo foi bem disputado no Nogueirão, e ratificou a boa fase do Potiguar no campeonato