Campeonato Estadual de 2019 começará mais cedo

October 10, 2018

A nova fórmula de disputa do Campeonato Potiguar de 2019 está praticamente definida. A maior alteração em relação ao pensamento externado pelo presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), José Vanildo, anteriormente é com relação ao início da competição. Alegando que precisa deixar algumas datas de reserva para imprevistos com relação a choques de datas da competição local com a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil, o Estadual vai começar no dia 9 de janeiro.

 

Da forma como está planejada, a competição poderia ser comportada no espaço deixado no calendário oficial da CBF, que contemplou 18 datas para as disputas das competições estaduais, porém, como o calendário oficial da CBF ainda não contempla as datas que serão utilizadas pela Copa do Nordeste, José Vanildo achou por bem se precaver contra algum imprevisto que venha prejudicar o andamento do Campeonato Potiguar em 2019.

 

"Na verdade estávamos trabalhando com a data de início com uma semana de antecipação em relação ao calendário da CBF, mas resolvemos propor o início logo para segunda semana de janeiro, dia 9, uma quarta-feira, ganhando uma data a mais naquilo que vinha sendo divulgado (dia 13). Vamos fazer uma margem de segurança para encaixar qualquer imprevisto, sabemos que isso ocorrem dentro do futebol. Principalmente se o ABC avançar na disputa da Copa do Nordeste", salientou o dirigente.

 

A medida pegou a diretoria do ABC de surpresa, que já vinha trabalhando em cima da data do início no dia 13, para programar a apresentação do elenco visando a próxima temporada. Acompanhado do presidente Paulo Tarcísio, o gerente de futebol Cléber Romualdo chegou a questionar o fato, ressaltando que tamanha antecipação iria interferir no período de pré temporada, que neste caso teria 37 dias de preparação.

 

Porém o presidente da Federação Nacional dos Atletas Profissionais do Futebol (Fenapaf), Felipe Augusto Leite, ressaltou que a medida não iria interferir naquilo que a entidade defende como prazo legal para o trabalho de preparação ideal de um atleta (pré-temporada), que é de 33 dias.

 

Evitando qualquer tipo de polêmica, ciente de que os imprevistos estão muito passíveis de atingir o ABC, que irá disputar de forma praticamente simultânea Estadual, Copa Nordeste e a Copa do Brasil, o presidente abecedista Paulo Tarcísio disse que resolverá a situação, antecipando em uma semana a data de apresentação dos atletas no clube, que agora vai ocorrer no próximo dia 26 de novembro.

 

JOGOS FINAIS EM TURNOS

 

Tanto a Copa Cidade do Natal, quanto a Copa RN, equivalentes ao primeiro e segundo turnos, respectivamente, terão um jogo único para apontar o campeão, entre os dois melhores classificados após as sete rodadas. Na partida, a equipe de melhor índice técnico, além do mando de campo, terá a vantagem de jogar pelo empate. Situação exclusiva para as finais dos turnos.

 

Já com relação a final do Campeonato Potiguar, que será realizada entre os campeões de cada turno, ocorrerá um critério diferente, uma vez que os clubes não vão levar a campanha realizada dentro da competição, está só irá servir para apontar o mando de campo de cada participante. Aquele que obtiver o melhor critério técnico, fará a segunda partida como mandante.

 

Com relação aos critérios de desempante eles serão exclusivo dentro dos confrontos da final. Será campeão aquele que conseguir somar o maior número de pontos ou obtiver o melhor saldo de gols. Em caso de dois empates, a disputa do título sairá na cobrança de pênaltis.

 

Quanto as inscrições, cada clube poderá realizar a inscrição de 30 jogadores, com a tolerância de mais cinco atletas até a categoria sub-20 desde que seja oriundo das bases dos clubes. Esses atletas das bases poderão ser substituídos a qualquer momento na lista de inscritos, já os demais, apenas com a constatação de grave lesão. O prazo para inscrições ficará aberto até a quarta rodada do segundo turno. (Colaborou Vicente Estevam)

 

Foto: Vicente Estevam

 Federação e representantes dos clubes se reuniram nesta terça-feira e praticamente definiram o campeonato 2019

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017  - Todos os direitos reservados a Marcos Santos. Orgulhosamente criado com Wix.com

Espaço publicitário