O Campeonato Estadual Sub-19 largará no dia 23 de junho e terá a participação de 13 equipes. O futebol mossoroense estará representado pelo Potiguar e pelo Mossoró Esporte Clube (MEC). O Baraúnas ficou de fora, muito em função do seu atual momento. O clube foi rebaixado para a segunda divisão neste ano e continua sem presidente depois da renúncia coletiva dos componentes da diretoria então comandada por Josirene Ribeiro.
Outra ausência é a do Globo FC. Participante frequente do campeonato de base desde a sua fundação, o time de Ceará-Mirim decidiu neste ano ficar de fora. Uma nota será emitida em breve explicando os motivos do afastamento.
Além de Potiguar e MEC, os demais participantes do campeonato serão ABC, América, Alecrim, Atlético Potiguar de Natal, Força e Luz, Palmeira, Parnamirim, Santa Cruz, Assu, Visão Celeste e Corintians.
Pelo que ficou definido na reunião de terça-feira, 8, os times estão divididos em quatro grupos, sendo três compostos por três times e um por quatro. As equipes jogam entre si dentro da chave, ida e volta, classificando-se dois de cada. Os oito classificados se dividem em dois novos grupos de quatro, avançando os dois melhores colocados para a fase semifinal.
As partidas serão realizadas em cinco praças: Frasqueirão e Juvenal Lamartine em Natal, Nogueirão em Mossoró, Edgarzão em Assú e José Nazareno, em Goianinha.
ATLETAS PODEM ATUAR POR MAIS DE UMA EQUIPE
Uma novidade no formato de disputa é a possibilidade de um mesmo jogador poder defender mais de uma equipe dentro do campeonato. Ao fim da primeira fase, os atletas que jogaram por times que não conseguiram avançar para a segunda fase podem ser inscritos por equipes remanescentes.
Com isso, a organização dá ao atleta a chance de permanecer na competição, mesmo com eliminação precoce da sua equipe.
Os grupos sorteados:
Chave 1 – ABC, Atlético Potiguar, Corintians de Caicó e Força e Luz
Chave 2 – América, Visão Celeste e Parnamirim
Chave 3 – Santa Cruz, Alecrim e Palmeira
Chave 4 – Potiguar, Mossoró EC e Assu.
.